ICEI - Inspeção Correicional Extrajudicial Independente Officer
O 1º Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos da comarca de Ibirama está instalado desde maio de 1912, sendo o Município de José...
Data: 18/01/2010
Com o objetivo de contribuir com a restauração dos cartórios atingidos pela inundação que se abateu sobre o centro histórico da cidade de São Luiz do Paraitinga a diretoria do Núcleo de Empresas Desenvolvedoras de Software para Cartórios (Núcleo-BR), atendendo a uma solicitação da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) doará equipamentos e programas de informática para o cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do município.
"Assim como toda a sociedade, as empresas que compõem o Núcleo-BR já haviam assistido ou lido sobre a enchente na bela cidade de São Luiz do Paraitinga”, disse o presidente da entidade, Marcos Petrônio. “Em relação aos cartórios, o que me deixou mais impressionado foi ver a situação dos livros de atos empilhados nas calçadas, depois de liberado o acesso ao cartório pelos bombeiros. Estou habituado a trabalhar com esse material e vejo no meu dia-dia a preocupação e o zelo que todo o Oficial e sua equipe tem por esses livros", completou Barbosa.
Em parceria com a Arpen-SP, a diretoria do Núcleo-BR se mobilizou para realizar, por meio de suas empresas associadas, a doação de equipamentos e software específico de sistemas cartorários para o Registro Civil da cidade. Serão doados dois computadores e duas impressoras que já estão em processo de aquisição.
O software de Registro Civil que será instalado no cartório virá da empresa DeMaria, que têm sua sede localizada próxima da cidade atingida. “A empresa De Maria prestará todo o atendimento necessário para as instalações”, disse Petrônio. O prazo para a entrega dos equipamentos é de 7 dias e, segundo a entidade, em até 10 dias tudo poderá estar disponibilizado ao cartório, desde que o imóvel da serventia esteja em condições para as instaçaões.
A mobilização entre as entidades associativas de registradores e notários é muito grande por saber que a cidade possui cartórios menores que necessitam do auxílio dos colegas. “Acompanho pelos noticiários e pelas entidades de classe os estragos que foram causados, muitas pessoas perderam tudo que tinham, a cidade perdeu patrimônios importantíssimos”, disse Petrônio. “Fico feliz em ver várias pessoas de fora ajudando de alguma maneira e tenho certeza que veremos o município de São Luis do Paraitinga, aos poucos se construir de novo”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa