Central de Registro Civil de Alagoas
O Fundo Especial para o Registro Civil (FERC) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen/AL) reuniram, na manhã desta...
07/11/2012 - Cerimônia oficial de abertura será realizada nesta quinta-feira
Apesar de já ser grande a realização de audiências e mutirões de conciliação em todo o país, a solenidade oficial de abertura da Semana Nacional de Conciliação será realizada nesta quinta-feira (8/11), em Brasília, no Auditório Sepúlveda Pertence, localizado no térreo do bloco A do Fórum de Brasília, às 11h. A cerimônia será aberta pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador João de Assis Mariosi.
(Continuar lendo)
07/11/2012 - Juízes especiais da Fazenda Pública participam de Workshop em Natal
A Corregedoria Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) realizam, a partir desta quinta (8/11), em Natal, workshop voltado ao aprimoramento dos juizados especiais da Fazenda Pública, responsáveis por ações contra a Fazenda Pública do Estado ou dos Municípios que envolvam valores até 60 salários mínimos. O evento tem duração de dois dias.
(Continuar lendo)
08/11/2012 - Coordenador do Comitê Gestor da Conciliação visita locais de audiências no DF
O coordenador do Comitê Gestor do Movimento Conciliar é Legal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro José Roberto Neves Amorim, acompanhou nesta quarta-feira (7/11) as atividades do primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação. O conselheiro visitou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e a Central da Conciliação dos Juizados Especiais da Justiça Federal da Seção de Brasília. A Semana Nacional, que é promovida pelo CNJ, encontra-se na sétima edição e está sendo realizada por todos os tribunais do País até a próxima quarta-feira (14/11).
(Continuar lendo)
30/10/2012 - Jornalista Eliane Cantanhêde participará de evento em Aracaju
A jornalista Eliane Cantanhêde levará aos presidentes dos 91 tribunais brasileiros uma visão crítica da sociedade em relação ao Poder Judiciário. Colunista da Folha de São Paulo e comentarista da Globonews, ela será uma das palestrantes do VI Encontro Nacional do Judiciário, que reúne, em 5 e 6 de novembro, os presidentes de todas as Cortes brasileiras em Aracaju/SE.
(Continuar lendo)
30/10/2012 - Informações sobre Justiça ajudam a avaliar necessidades dos tribunais
Os participantes do V Seminário Justiça em Números, que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove em Brasília, assistiram, nesta terça-feira (30/10), a palestras de representantes do Poder Judiciário dos Estados Unidos e do Centro de Estudos Judiciários da América (Ceja). O evento, que está em seu segundo e último dia, reúne especialistas na análise dos resultados da Pesquisa Justiça em Números 2011, divulgados pelo CNJ na segunda-feira (29/10). O levantamento traz um panorama completo da estrutura e da atuação do Poder Judiciário brasileiro, a partir de informações referentes ao ano de 2011.
(Continuar lendo)
30/10/2012 - 7ª Semana Nacional se molda às peculiaridades regionais do País
Assim como os centros urbanos, as zonas rurais também serão atendidas na Semana Nacional de Conciliação, de 7 a 14 de novembro, em todo o País. Nas unidades da federação compostas por parcelas populacionais de comunidades indígenas, povos das florestas, remanescentes de quilombos e ribeirinhos terão acesso a mediações de conflitos. Os 28 tribunais regionais do trabalho brasileiros e suas respectivas Varas organizam estruturas especiais para mediar conflitos peculiares como os que envolvem cidadãos de áreas agrícolas.
(Continuar lendo)
30/10/2012 - Futuro do Judiciário divide opiniões de especialistas
Especialistas confrontaram leituras otimistas e pessimistas sobre o futuro da justiça brasileira no V Seminário Justiça em Números, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na manhã desta terça-feira (30/10) em Brasília. O crescimento do volume de processos em tramitação e da classe média brasileira opôs as visões do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Aurélio Wander Bastos e da pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio) Tania Rangel, expositores do Painel ?Políticas Judiciárias?, presidido pelo conselheiro José Lucio Munhoz.
(Continuar lendo)
26/10/2012 - Boaventura Souza Santos participará do Justiça em Números
Um dos mais renomados intelectuais das ciências sociais, o sociólogo Boaventura Souza Santos, participará do encerramento do Seminário Justiça em Números que será realizado segunda (29/10) e terça-feira (30/10) no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento internacional de avaliação dos dados e troca de experiências promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será aberto às 19h desta segunda-feira (29/10) pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto. Em seguida, os conselheiros Carlos Alberto Reis de Paula, José Guilherme Vasi Werner e Jefferson Kravchychyn farão a apresentação dos resultados da publicação.
(Continuar lendo)
26/10/2012 - Investigação em PE revela atuação de rede criminosa internacional
?Lenda urbana. O tráfico de pessoas para remoção de órgãos é na maioria das vezes tratado como mito, lenda urbana?. Assim o deputado estadual de Pernambuco (PE) Raimundo Pimentel abriu os debates ocorridos no segundo e último dia do II Simpósio Internacional sobre o Combate ao Tráfico de Pessoas, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em São Paulo.tra
(Continuar lendo)
26/10/2012 - GDF criará 180 vagas jovens em conflito com a lei
O Governo do Distrito Federal (GDF) incluiu a criação de 180 vagas para internação de jovens em conflito com a lei entre os compromissos que vai assumir com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para melhorar o sistema socioeducativo do DF. O anúncio foi feito após a reunião técnica realizada na sede do CNJ na tarde desta sexta-feira (26/10). As vagas serão divididas entre duas unidades que serão construídas nas cidades de Samambaia e Ceilândia. A promessa anterior do GDF era construir cinco unidades, que já estão em obras ou em fase de elaboração de projeto. (Continuar lendo)