Central de Registro Civil de Alagoas
O Fundo Especial para o Registro Civil (FERC) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen/AL) reuniram, na manhã desta...
17/04/2012 - Inscrições de cursos de conciliação seguem até sexta-feira
As inscrições para o Curso de Formação de Instrutores em Políticas Públicas em Conciliação e Mediação, específico para magistrados das Justiças Federal e Estadual, estão abertas até a próxima sexta-feira (20/4). O prazo foi prorrogado pelo Comitê Gestor Nacional da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que está organizando o curso ? o primeiro voltado para a política de conciliação específico para magistrados.
(Continuar lendo)
17/04/2012 - BIRD assina acordo de doação para o CNJ nesta terça-feira
Nesta terça-feira (17/4), às 15h, será assinado no gabinete da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) acordo de doação do Banco Mundial para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no valor de US$ 450 mil. O montante se destina à implantação do projeto de equalização dos judiciários estaduais ? consiste inicialmente na realização de estudo junto a alguns estados, que serão escolhidos em seguida, visando identificar as razões das discrepâncias existentes no funcionamento da justiça local.
(Continuar lendo)
17/04/2012 - Justiça Restaurativa previne violência entre detentos
No Presídio Central de Porto Alegre, na capital do Rio Grande do Sul, 31 detentos participam do Curso Básico de Fundamentos e Práticas em Justiça Restaurativa. O curso os ensina a controlar a raiva, o rancor e os desejos de vingança para que os conflitos do dia a dia sejam resolvidos sem violência. A iniciativa é da Pastoral Carcerária e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). As duas instituições são parceiras do Programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que promove ações de reinserção social para a prevenção da reincidência criminal.
(Continuar lendo)
17/04/2012 - Adoções que superaram preconceitos
Vanessa queria ser mãe, mas o sonho lhe pareceu impossível quando ela e o marido Leonardo descobriram que não podiam ter filhos. A descoberta, entretanto, não desanimou o casal que passou a ver na adoção uma forma de consolidar o desejo de aumentar a família. Um aspecto, entretanto, chama a atenção na história do casal. Diferente da grande maioria, ambos não buscaram no filho a ser adotado algum tipo de semelhança física. Eles ? brancos e de olhos claros ? escolheram três crianças negras e com idades mais elevadas. Oito anos após a decisão, a conclusão deles é: ?Nós é que fomos adotados?, revelam emocionados.
(Continuar lendo)
12/04/2012 - BB incluirá 600 processos na 2ª Semana de Execução Trabalhista
A Comissão de Acesso à Justiça do CNJ, presidida pelo conselheiro Ney José de Freitas, fechou um acordo com o Banco do Brasil para a inclusão de 600 processos na Semana Nacional de Execução Trabalhista. O evento acontece de 11 a 15 de junho e está sendo organizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
(Continuar lendo)
12/04/2012 - Conselheiro avalia gestão estratégica do TJBA
Representantes do Conselho Nacional de Justiça foram a Salvador para conhecer a experiência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) na área de Gestão Estratégica. Na manhã desta quinta-feira (12/4), o conselheiro José Guilherme Vasi Werner se reuniu com o presidente do TJBA, desembargador Mario Alberto Hirs, e em seguida assistiu à apresentação do Planejamento Estratégico do Tribunal da Bahia.
(Continuar lendo)
12/04/2012 - Cursos de conciliação para magistrados estão com inscrições abertas
Até 20 de abril, magistrados das Justiças Federal e Estadual poderão se inscrever no I Curso de Formação de Instrutores em Políticas Públicas em Conciliação e Mediação, organizado pelo Comitê Gestor Nacional da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os juízes interessados em participar devem enviar currículo abreviado apenas com referências à atuação em mediação e/ou conciliação para o e-mail: conciliar@cnj.jus.br. Leia aqui os regulamentos.
(Continuar lendo)
12/04/2012 - Ministro Peluso lança banco de dados do Judiciário
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, lança, nesta sexta-feira (13/4), a etapa inicial da Central Nacional de Informações Processuais e Extraprocessuais (CNIPE), sistema que reunirá dados dos tribunais e cartórios de todo o país. A cerimônia de lançamento do projeto acontecerá, às 11h, no Salão Nobre do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF).
(Continuar lendo)
10/04/2012 - Lançada série de publicações ?CNJ Pesquisa?
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, lançou nesta terça-feira (10/4) em Brasília as principais publicações do CNJ durante sua gestão. A série ?CNJ Pesquisa? traz nove livros com estudos produzidos e publicados pelo Conselho sobre temas relativos ao Poder Judiciário. Todos os livros estão disponíveis na página do Conselho.
(Continuar lendo)
10/04/2012 - CNJ traça perfil dos adolescentes em conflito com a Lei
Adolescentes de 15 a 17 anos com famílias desestruturadas, defasagem escolar e envolvidos com drogas que cometeram, principalmente, infrações contra o patrimônio público como furto e roubo. Esse foi o quadro revelado no estudo lançado, nesta terça-feira (10/4), em Brasília (DF), pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso. A pesquisa Panorama Nacional ? A Execução das Medidas Socioeducativas de Internação, feita com base nos dados do programa Justiça ao Jovem, buscou traçar o perfil dos 17,5 mil jovens infratores que cumprem medidas socioeducativas no Brasil e analisar o atendimento prestado pelas 320 unidades de internação existentes em território nacional. ?O Justiça ao Jovem é uma adaptação da preocupação do mutirão carcerário à situação das crianças e adolescentes, que nunca havia sido pesquisada?, afirmou o ministro Peluso.
(Continuar lendo)